Profa. Bethania Mariani
Processos discursivos de subjetivação: relatos de si, testemunho e laço social
Apoio: CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
Resumo: Pretende-se, com este projeto, dar continuidade a uma ?escuta social? (Pêcheux, 1966), proposta no projeto anterior, e seguir adiante com uma análise de relatos de si e testemunhos sobre situações de violência urbana e do Estado. O projeto atual, também embasado no âmbito teórico-metodológico da Análise do Discurso, traz como temática geral uma discussão ampla da noção de sujeito em relação a processos de subjetivação, constituição de subjetividade e individualização. Visando circunscrever discursivamente essa temática, o objeto de pesquisa são os relatos de si e testemunhos divulgados em diferentes domínios públicos. Para tanto, o ponto de partida é a concepção de que testemunhos são da ordem do memorável, ou seja, remetem para um relato de si que visa transmitir algo que aconteceu por um determinado sujeito que enuncia a partir de uma determinada posição discursiva. Tal concepção é ainda bem provisória e conduz para uma discussão pertinente, pois coloca em questão esse ?eu? que relata. Para o projeto em tela, problematiza-se, portanto, a enunciação, esse ?eu? que toma a palavra para fazer um relato de si. O objetivo geral, a partir da discussão sobre testemunho, é estabelecer fronteiras mais precisas para alguns termos que usualmente circulam na Análise do Discurso: indivíduo, sujeito, subjetividade, subjetivação. São três os objetivos específicos: estabelecer critérios discursivos sobre as diferenças entre relato de si e testemunho; discutir e analisar a posição sujeito que toma a palavra para relatar um evento vivenciado em função de uma violência praticada por outros sujeitos em meio urbano, ou pelo Estado; e depreender uma pequena gramática enunciativa que organiza esse dizer. O corpus da pesquisa é constituído por testemunhos colocados em circulação em diferentes domínios públicos e relatos de si incluídos no discurso jornalístico. Dentre os aspectos relevantes do projeto, destaca-se sua contribuição social na medida em que, ao propor uma escuta e uma análise de testemunhos que circulam em âmbito muito restrito, pode-se atuar na divulgação dessas situações de violência social, urbana e do Estado.
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Por uma história da disciplinarização da Linguística nas universidades do Rio de Janeiro: constituição dos saberes linguísticos, consolidação institucional, circulação e testemunhos
Apoio: FAPERJ (Edital Cientista do Nosso Estado)
Resumo: Este projeto tem por objetivo descrever e analisar os conjunto de leis sobre a abertura de cursos universitários, em especial o curso de letras, e regulamentos acadêmico-institucionais internos de universidades do rio de Janeiro (UFRJ, UFF, UERJ, UNIRIIO, UFRural e PUC). Objetivo compreender o lugar institucional atribuído à linguística como disciplina que foi se contrapondo à filologia e à gramática. Para tanto, além dos regulamentos já mencionados, serão objeto de análise os programas de disciplina, as bibliografias, os congressos da área e as teses de promoçào para professor titular em tais universidades.
Prof. Phellipe Marcel da Silva Esteves
Arquivão Nikity: ressignificando o espaço urbano para estudantes
Apoio: Prefeitura Municipal de Niterói
Resumo: O projeto de pesquisa aplicado “Arquivão Nikity: ressignificando o espaço urbano para estudantes” tem como objetivo a produção de um aplicativo (para plataformas de telefones celulares com Android ou iOS) chamado Arquivão Nikity, que se prestará a escavar diferentes camadas de memória e sentido materializadas na paisagem, nas ruas, nas instituições etc. da cidade de Niterói. Sustentado teoricamente nos princípios da Análise do Discurso (Pêcheux e Orlandi), o ?app? terá seus dados projetados a partir de gestos de interpretação que buscam identificar os sentidos dominantes, mas também sentidos silenciados e apagados, para os mais diversos objetos. O software funcionará à base da tecnologia de realidade aumentada e contará com regras ?gamificadas?, a partir das quais o estudante da rede pública de Niterói, sobretudo do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, trafegará com o telefone celular pelos mais distintos espaços urbanos de Niterói e terá acesso a diversas discursividades que vão além do óbvio: o que é uma biblioteca além de um lugar onde se guardam livros? O que significam os nomes dessa rua e dessa comunidade? Essa casa,, esse prédio, foram parte da narrativa de algum romance ou poema? Essa parte do litoral foi aterrada? Qual é a tecnologia que move as barcas? Como se nota a partir das questões, que serão feitas e respondidas por meio de uma plataforma amigável e atrativa para o público, muitas são as disciplinas escolares que podem se beneficiar do uso desse aplicativo por estudantes, pois ele consolida competências esperadas na Base Nacional Comum Curricular, mas também vai além dela, promovendo a formação da cidadania para o sujeito em idade escolar. Por fim, vale mencionar que, sendo uma parceria entre o Laboratório Arquivos do Sujeito (Instituto de Letras) e o MediaLab (Instituto de Computação), o projeto também busca contribuir com o cumprimento do plano estratégico Niterói que queremos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
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Uma proposta discursiva de interpretação do livro como objeto
Apoio: FAPERJ
Resumo: Propomos, nesta candidatura, um trabalho teórico-analítico – e também articulado com o mundo profissional – sobre um objeto não raro negligenciado por cursos de Letras mas também por outros, em diferentes níveis: o livro. Os chamados estudos do livro estão frequentes num amplo raio de cursos acadêmicos, sobretudo nas humanidades: comunicação social, história, economia, pedagogia, biblioteconomia, arquivologia etc. No curso de Letras, de modo geral, esse objeto comparece em disciplinas como teoria da literatura, ecdótica, filologia, tradução. Entretanto, raramente é elencado a objeto científico, sobretudo nos estudos da linguagem. Analogamente, em outros campos (como na Comunicação Social), a formação do trabalhador e do intelectual do livro é subalternizada em preferência a outras áreas (como publicidade, radialismo, jornalismo, etc.). Por isso, neste projeto privilegiamos um olhar sobre o livro, preferencialmente nas Letras, com uma visada discursiva, sobretudo atravessada pela História das Ideias Linguísticas e pela História do Livro, já que consideramos nessas teorias um potencial para contribuir para o pensamento crítico sobre o objeto livro. Um dos historiadores do livro mais relevantes na contemporaneidade, Robert Darnton, afirma: ?(…) em vista do atual estado da documentação, não é possível saber quem eram os leitores de Voltaire nem como respondiam a seus textos. A leitura continua a ser o estágio no circuito dos livros que oferece maiores dificuldades? (DARNTON, 2010 [1990], p. 136). Independentemente de se saber quem eram empiricamente os leitores de Voltaire, é possível encarar a questão da leitura de modo que enfatize não as pessoas, mas os efeitos de sentido. É aí que a Análise do Discurso (PÊCHEUX), acompanhada da História das Ideias Linguísticas (AUROUX), pode intervir: identificando (a) como o objeto livro se inscreve nas formações sociais, (b) como é atravessado historicamente por diferentes discursos e (c) como provoca efeitos nos leitores.
Profa. Silmara Dela Silva
O discurso midiático e seu funcionamento: entre o publicitário e o jornalístico
Apoio: FAPERJ (Edital Jovem Cientista do Nosso Estado)
Resumo: O presente projeto de pesquisa, intitulado O discurso midiático e seu funcionamento: entre o publicitário e o jornalístico, tem como foco a análise de discursos publicitários produzidos e em circulação na mídia, que se constituem em relação ao discurso jornalístico na atualidade. Seu objetivo geral é, assim, analisar o que entendemos como um processo de imbricação entre os discursos publicitário e jornalístico, voltando-nos à análise de materialidades significantes que, a priori, localizam-se como discurso publicitário, no entanto, produzem sentidos seja por inscrever-se em meio a práticas jornalísticas em seus processos de formulação e constituição, seja por retomar acontecimentos jornalísticos em pauta quando de sua circulação. O referencial teórico-metodológico adotado é o da análise de discurso de linha francesa, que tem como fundador o filósofo francês Michel Pêcheux e os desdobramentos de sua teoria no Brasil. Entende-se, assim, o discurso como efeitos de sentidos que se constituem para e por sujeitos, que, por sua vez, assumem posições no discurso, constituindo-se simultaneamente enquanto um efeito discursivo. Para as análises, o corpus será constituído por campanhas publicitárias do governo federal, voltadas à promoção das reformas trabalhista e previdenciária, com circulação a partir de meados de 2017, além de propagandas de empresas privadas que retomam os dizeres em curso acerca de tais reformas. A proposta em tela busca, assim, dar continuidade às reflexões teórico-analíticas acerca dos discursos da/na mídia que tenho desenvolvido nos últimos anos no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), vinculado ao Instituto de Letras da UFF, bem como contribuir para a ampliação do diálogo entre os estudos de linguagem, em especial, a análise de discurso e os estudos da área de comunicação, uma vez que atuo institucionalmente na formação discente em Letras e Jornalismo, em nível de graduação, e em Estudos de Linguagem, na pós-graduação.
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Inventário digital de termos e conceitos em discurso e mídia
Apoio: CNPq (Edital Universal)
Resumo: Este projeto tem como proposta a produção e disponibilização na rede eletrônica de um inventário digital de termos e conceitos do campo teórico dos estudos discursivos, decorrente da compilação de noções teórico-metodológicas que, desde a década de 1980, são propostas e mobilizadas por pesquisadores brasileiros em suas práticas de análises dos discursos da/na mídia. Trata-se, assim, de uma pesquisa de caráter teórico-prático, com vistas à: i) fazer um levantamento das pesquisas no campo da Análise do Discurso, que se voltam a corpora constituídos por distintas materialidades significantes, formuladas e com circulação na mídia; ii) compilar termos e conceitos teóricos mobilizados nessas pesquisas, realizadas em instituições brasileiras desde a década de 1980; iii) constituir um acervo digital composto por termos e conceitos teóricos em suas mobilizações analíticas, a ser disponibilizado na rede eletrônica, com foco na divulgação científica e no apoio ao ensino de graduação e pós-graduação na área. A necessidade de inventariar termos, conceitos e noções teóricas relevantes para os Estudos da Linguagem e do Discurso, a fim de conferir visibilidade a conceitos e noções da área, decorre da importância e abrangência dos discursos da/na mídia, em nossa conjuntura sócio-histórica, bem como do vasto conhecimento que vem sendo produzido com o aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso, com o intuito de compreensão do funcionamento discursivo dessas produções midiáticas. Tal proposta vincula-se às práticas do grupo de pesquisa MiDi Mídia e(m) Discurso (CNPq), à linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e tradução, do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, e ao projeto UFF Capes-Print História, circulação e análise de discursos literários, artísticos e sociais, e almeja produzir material consistente e acessível, que possa ser mobilizado para apoio ao ensino e à inserção de jovens pesquisadores às práticas de pesquisa no campo discursivo.
Profa. Vanise Medeiros
Arquivos de Língua: intervenções e polêmicas
Apoio: FAPERJ (Edital Cientista do Nosso Estado)
Resumo: Trata-se de um projeto interinstitucional e internacional que articula uma rede pesquisadores, tendo como suporte teórico comum a História das Ideias Linguísticas. A proposta é de compor um grande arquivo que se estrutura a partir de arquivos outros coordenados por pesquisadores de instituições do Estado do Rio de Janeiro, do Brasil e de universidades estrangeiras. São quinze instituições sete do Rio de Janeiro (UFF, UERJ, UCAM, PUC-Rio, INES, Colégio Pedro II, Arquivo Nacional), seis (USP-Ribeirão Preto; UFSM, UNIOESTE, UFRR, UFJF, UNEMAT), duas de instituições estrangeiras (Universidade de Buenos Aires / CONICET Universidade de Macau) e dezessete os eixos de pesquisa que se configuram a partir da coordenação de dezoito pesquisadores envolvidos (Arquivos das margens; Arquivos do livro: por uma história discursiva; Arquivos da disciplinarização para surdos,; Arquivos da tradução, Arquivos das (homo)sexualidades; Arquivos da palavra; Arquivos do ensino do francês em colégios brasileiros, Arquivos da criança; Arquivos da diversidade; Arquivos do digital, Arquivos do feminismo e do feminino; Arquivos do Sul: institucionalização dos estudos linguísticos; Arquivos do sul: listas de palavras, vocabulários, glossários; Arquivos da Amazônia; Arquivos de fronteira; Arquivos da escrita; Arquivos da língua em Macau).
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Arquivos do contemporâneo: ruminações conceituais e gestos analíticos
Apoio: CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa)
Resumo: Dois são os objetivos centrais deste projeto: um de âmbito teórico e outro de âmbito teórico-analítico: o primeiro se volta para conceitos da História das Ideias Linguísticas no Brasil; o segundo, para a apreensão, compreensão e análise de objetos técnicos/instrumentos linguísticos brasileiros, contemporâneos, não canônicos na rede digital no século XXI.